Aloysio de Souza

Abordagem com stakeholders

Como utilizar de uma forma bacana a visão estratégica do stakeholders?

Aqui na Konkerlabs temos a cultura de buscar a validação e caminho para os produtos, focando nos usuários e clientes. Mas no desenvolvimento de soluções, como bem falou Tom Greever em Articulating Design Decisions, há um risco alto do seu produto não ver a luz do dia se não houver patrocínio e compreensão de investidores e parceiros. Por isso é tão importante estar preparado para ouvir e capturar os nuggets que surgem nessas interações. Experimentei uma adaptação do framework É – Não é – Faz – Não faz, que aprendi em um dos cursos de inception do Caroli e está dando muito certo.

A adaptação consiste em você criar um board com 4 quadrantes e identificá-los com: Deve ser – Não deve ser – Deve fazer – Não deve fazer.

A estratégia aqui é capturar do público a visão de futuro sobre o produto e alinhar tudo isso com o backlog para ver o que faz sentido ou não. O fato de estar no futuro, ajuda também, a controlar um pouco da ansiedade e deixar claro que o fruto do exercício será aproveitado mais adiante no roadmap da solução. É possível mapear o senso de urgência das partes interessadas, quando se ouve: “Isso não é para agora, mas o produto poderia fazer isso no futuro”.

Essa dinâmica é só mais uma das várias que existem por aí e não deve ser vista com uma bala de prata.