Aloysio de Souza

Design Sprint na veia!

Monitoração sintética da experiência projetada para o usuário

Como ajudar times de desenvolvimento a estressar a disponibilidade de suas features, prevendo erros e evitando impactos nos usuários reais?

Visibilidade tardia de problemas que atrapalham o usuário na ponta

Já havia uma hipotése trazida por alguns clientes de que o que estava sendo desenvolvido e implementado não estava disponível para os usuários da maneira esperada. O problema é que, quando as funções do produto são testadas individualmente, perde-se a nocão do que acontece no fluxo de uso. Nesta jornada, o usuário pode se deparar com muitos problemas que estão relacionados com a sequência de ações realizadas por ele.

Simular jornadas e dar visibilidade de possíveis problemas

Desempenho e disponibilidade são fatores cruciais na jornada do usuário. Para sustentar isso, equipes de desenvolvimento e operação precisam trabalhar juntas na melhor arquitetura e infraestrutura possível. Direcioná-las para o caminho certo, além de reduzir o lead time, cria ciclos de melhorias contínuas importantes para os usuários e negócio.

Conhecendo as necessidades dos nossos usuários (times de desenvolvimento e operação) e com um tempo curto de validação, partimos para a exploração do problema e ideação de soluções. Usamos o Design Sprint como framework para encontrar o nosso MVP.

1º Dia

Os primeiros passos foram na direção de:

  • Alinhar o time com o desafio, tirando dúvidas e validando certezas
  • Conhecer os usuários por meio de entrevistas e depoimentos de steakeholders e especialistas
  • Mapear as principais dores e necessidades
  • Convergir no principal problema a ser explorado

2º Dia

A segunda parte da nossa semana foi:

  • Divergir a partir do problema mapeado
  • Refinamento das ideias
  • Análise de viabilidade técnica
  • Análise de soluções de mercado

3º Dia

Terceiro dia de muita mão na massa:

  • Convergir em uma solução viável
  • Decidir a arquitetura da solução
  • Construir as primeiras jornadas possíveis
  • Iniciar as provas de conceito

4º Dia

Dia de prototipar o que foi decidido e focar no que é preciso para validar a solução com os usuários:

  • Criar protótipos navegáveis
  • Construir POC’s para a validação técnica
  • Homologar com o time a solução (Teste de mesa)

5º Dia

O dia “D”:

  • Finalizar protótipos
  • Testar POC’s
  • Testar com usuários
  • Apresentar solução aos stakeholders

Hipóteses se transformando em produto

Após a Design Sprint, recebemos sinal verde para desenvolver o produto e nos aprofundar na solução do problema em questão. Realizamos mais discoveries e testes de usabilidade para desenvolver features que ajudassem os times a ampliar a qualidade de suas aplicações com o foco no usuário final.

Com a nossa ferramenta, conseguimos dar visibilidade a problemas que outras ferramentas referência de mercado não conseguiram, tudo isso de forma não intrusiva (sem a necessidade de instrumentação).

Para saber mais sobre o produto, acesse: varmon.io