Em um produto com uma estrutura de time peculiar, o Design atua como protagonista para entender as necessidades dos usuários e transformar dados em informações relevantes para o negócio do cliente.
Quando cheguei no time, essa foi a minha primeira pergunta, e as respostas não eram muito claras. Com tantos produtos parecidos no mercado, como saber se estávamos lidando com um problema relevante, recorrente e mal resolvido?
A primeira atividade foi organizar a base de conhecimento que tínhamos a respeito do problema e usuários. Reunir dados de persona, evidências de uso e expectativas de stakeholders foi essencial para direcionar o trabalho de discovery junto com o time formado por 1/2 product manager e 2 desenvolvedores.
Após algumas entrevistas e testes de uso, não só algumas necessidades ficaram mais claras, como surgiu um direcionamento mais concreto de como poderíamos ajudar a resolver problemas de negócio dando visibilidade operacional ao usuário.
Após 3 sprints de entregas incrementais, conseguimos implementar a nova interface por completo e disponibilizar para o usuário informações, antes não vistas, para o seu negócio, facilitando a sua tomada de decisão. Neste quarter, ampliamos a taxa de engajamento de 50% para 74% e reduzimos em quase 50% o esforço cognitivo de tarefas corriqueiras na torre de controle, como a de buscar veículos ou checar os índices de retenção. Automatizamos processos, antes manuais, e com discoveries contínuos estamos capturando os primeiros dados de retorno de investimento para o negócio.
Ao final do quarter passado, ficamos sem PM e a squad se tornou um power trio. Mas isso não nos fez recuar e definimos metas mais agressivas de MRR e DAU/MAU para o próximo período. O Design vem cumprindo o seu papel, divergindo e convergindo na busca de mapear problemas e endereçar soluções. Usamos dados qualitativos e quantitativos para direcionar o produto para o caminho que parece correto. Às vezes, é preciso dar saltos de fé, mas fica mais fácil quando sabemos o problema que queremos enfrentar.
Persona criada com dados quantitativos
Para conhecer mais o produto: https://movelytics.io